segunda-feira, 2 de abril de 2012

Esculturas em Pedra e Desenhos preparatórios por Miguel Matos







Desenhos preparatórios 
e Esculturas em Pedra Calcária 



Miguel Matos







 Mosteiro da Batalha 
" Mosteiro Santa Maria da Vitória", 
Portugal, 2002







Atelier onde trabalhei e aprendi a esculpir pedra.

A minha maior gratidão a minha Mestra Zira Antunes.

Talvez por que tenha visto que eu não dispunha de os dois anos de estudo exigiu de mim uma maior dedicação o que me fez ter um resultado além esperado ...de em tão pouco tempo fazer trabalhos como estes, que apresento aqui. Tudo para mim  na época foi feito com o maior empenho e dedicação ... com muito prazer. 
Quem me conhece sabe que eu sou assim, trabalho, dedicação e prazer. 
Mestra Zira Antunes, Muito Obrigado.

E quero agradecer também a outras duas pessoas que me ajudaram muito, disponibilizando seu tempo para me ajudarem a resolver problemas técnicos na execução de algumas peças de escultura e foram meus Mestres também a Cristina e a António da Cunha os meus maiores agradecimentos.





Jardim do Mosteiro e o claustro onde se encontra a  
Escola de Cantaria Tradicional do Mosteiro da Batalha

A meu ver a Melhor Escolas de Escultura em Pedra que existe no Mundo.




--------------------------------------------------------------------



Desenhos preparatórios e 
Esculturas em Pedra calcária





Depois que comecei a frequentar as aulas de cantaria tradicional no Mosteiro da Batalha, demorei 3 dias a fazer a pedra Caligrafia inicial ....e sem demoras preparei este desenho do que eu imaginava ser minha primeira escultura em Pedra calcaria, desenho com inspiração Africana, escultura Primitiva. A escultura foi realizada e em 4 dias e ficou igual a este desenho, em forma de agradecimento dei esta escultura a minha Mestra Zira Antunes, a qual eu já lhe pedi uma foto da escultura,na época não dispunha de uma câmera fotografica e muitos trabalhos escoaram sem eu as fotografasse ... como ainda não recebi a foto não a posso postar.

Recebi hoje as fotos que minha Mestra Zira Antunes me mandou por e-mail :) 
Muito Obrigado pelas fotos ficaram muito boas, seguem as fotos e desenhos  da minha primeira escultura em pedra. 















Mas tenho que citar.... a minha historia de Mestre Alfredo.
 Tive o privilégio de frequentar horas e horas de sua companhia no atelier ... num dia não sei ao certo se de sábado ou domingo de manhã, Mestre Alfredo e eu estávamos a trabalhar cada um em sua escultura, sozinhos no atelier do lado de fora do Mosteiro da Batalha, nesse dia não tinha aula ... por tanto estávamos a trabalhar do lado de fora .... a altura estava a fazer o que julgo ser sua ultima peça em pedra ,.... estava a fazer uma concha renascentista a coisa mais linda e perfeita. e depois de horas juntos ele a ver o meu trabalho em escultura me disse...  "Nada pode ser melhor para um escultor do que ele ver seu trabalho debaixo do sol assim o jogo de sombras e luz revela o desenho". Depois desse dia não o encontrei mais .....meses depois fiquei a saber que ele tinha partido.
Guardo no coração esta lembrança maravilhosa que foi a presença de dividir um dia o atelier com tão maravilho Artista português, Mestre Alfredo.





-------------------------------------------------------


 Escultura em Pedra
Amadeo Modigliani


Escultura em Pedra
 Miguel Matos



Minha segunda escultura em pedra, foi executada na terceira semana a frequentar o atelier da Escola de Cantaria Tradicional da Batalha no verão de 2003. Tempo de execução 3 dias. Tenho um livro com uma foto da escultura de Modigliani  e resolvi usa-la. como base para meu desenho. Resolvi usar as formas de Modigliani afim de aprender a escultura como forma de subtracção. Como dizia na época . Estou a usar na forma semelhante de Modigliani para aprender como ele a fazer escultura....... segue fotos da minha escultura.a.


























Escultura em Pedra
Amadeo Modigliani






Escultura em Pedra
Miguel Matos


Minha terceira peça usei  a peça acima de Modigliani como base. Tempo de execução 3 dias . ano de 2003, Mosteiro da Batalha, Portugal.
























Desenho e Esculturas 
Miguel Matos 














































-------------------------------------------------------






























    

 




-----------------------------------------------------------------------------------------------


Do tempo que aprendi a segurar um escopro ( cinzel ) e 

executar essa peça em pedra calcária foram: dois meses

e meio de escola no Mosteiro de Santa Maria da Vitória no ano de 2003; 

tempo de execuçáo da peça: dois dias e meio



































------------------------------------------------------------------------------------


Mulher Cariátide

aquela que carrega 




   
---------------------------------------------------------------------------------------


 Mulher 


















Tenho uma serie de trabalhos de escultura que foram executados na mesma época,
 mas não disponho de fotos. 


--------------------------------------------------------


Coração em chamas




Desenho preparatório para escultura 
" Soldado de Deus "








----------------------------------------------------





Gravura que usei como base para escultura de Rinoceronte em Pedra Calcária. 8 horas de trabalho. 

Tempo de execução da escultura de Rinoceronte. 









Miguel Matos


 Today was made in updating my blog 



with photos of my first sculpture in stone.



My biggest thanks to my Zira Antunes 




Grand Master in Portugal 



and Portuguese sculptor.



The Largest Stone Carving Workshop!! 



What do you dream of the Gargoyle Gothic stone 



and concrete delivery to worldwide. 






See the site interesting. Thanks Zira. :)













Obrigado por sua visita a este Blog.




Nenhum comentário:

Postar um comentário